November 29, 2021

Gastronomia

Agradáveis momentos são geralmente acompanhados de ricas e vastas refeições. Bons pratos, devidamente apurados e confeccionados, segundo a antiga tradição, fazem as delícias de quem passa por esta freguesia. Inicia-se a “maratona” gastronómica com um leve aperitivo, onde a escolha recai sobre uns nutritivos caracóis, linguiça frita ou assada, ou mesmo umas suculentas perninhas de rã. Depois segue-se para as características açordas, nomeadamente de beldroegas, o gaspacho, o ensopado de borrego, que se fazem acompanhar da não menos saborosa sopa de cação, e termina-se com um doce, onde os bolos marcam especial presença, seguidos do típico arroz doce e das filhós, já para não referir o delicioso pudim de ovos, entre tantos outros, por isso deixamos aqui algumas receitas:

Caracóis
Ingredientes:

2 Kg de caracóis
½ Dl de Azeite
4 Dentes de alho
1 Folha de Louro
Orégãos
Pimenta
Sal

Preparação:
Os caracóis lavam-se diversas vezes em água abundante até não deitarem qualquer sujidade. De seguida, vão a cozer em água e sal com todos os ingredientes atrás referidos, sendo os alhos cortados ao meio. Devem cozer-se em lume brando, de modo a que o caracol saia o mais possível.

Linguiça frita e/ou Assada
Ingredientes:

Linguiça
Toucinho
Azeite

Preparação:
Coloca-se um pouco de azeite numa frigideira e/ou assadeira e colocam-se aí as rodelas de linguiça e de toucinho. Depois destes alourarem serve-se juntamente com pão.

Perninhas de Rã
Ingredientes:

Perninhas de rã
Tomate
Cebola
Alho
Sal
Pimentão Verde
Pimenta

Preparação:
Prepara-se um molho com a polpa de um tomate, cebola e alho e deixa-se refogar. Depois passa-se o molho pelo passador, devendo ficar grosso. As perninhas de rã, previamente lavadas e temperadas com sal, colocam-se no molho e vão cozendo em lume brando, com umas tiras de pimentão verde e pimenta.

Açorda de Alho
Ingredientes:

3 Postas de Bacalhau
3 Ovos
3 Dentes de Alho Graúdos
1 Pimentão verde
Coentros
1 Dl de Azeite

Preparação:
Esmagam-se os dentes de alho, um ramo de coentros, sal e alguns bocadinhos de pimentão. A esta mistura junta-se o azeite, enquanto num tacho se vai cozendo o bacalhau e os ovos. Depois de devidamente cozidos retiram-se da água. Em seguida, junta-se a água da cozedura aos já pisados temperos. Verifica-se o tempero e junta-se o pão migado, de preferência duro. Pode ser guarnecido com azeitonas.

Caldo de Peixe do Rio
Ingredientes:

Peixe do Rio (Fresco)
Cebola
Poejos
Pimentão
Alho
Azeite
Vinagre
Vinho Branco
Sal
Farinha
Tomate em abundância

Preparação:
Depois do peixe lavado e devidamente arranjado, tempera-se com um pouco de sal e deixa-se ficar assim por uns momentos. Nesse intervalo de tempo aproveita-se para cortar as cebolas ás rodelas, o pimentão ás tiras e picar os alhos. A esta mistura juntam-se os poejos e o sal. Em seguida, rega-se com azeite e deixa-se refogar um pouco. Deita-se água e deixa-se ferver. Depois colocam-se os peixes e junta-se-lhes um pouco de vinho branco ou vinagre e um pouco de farinha para engrossar o caldo, deixando o preparado a ferver até que o peixe se encontre bem cozido. Geralmente este prato bem acompanhado de sopas de pão. E, no que respeita a vinhos, o ideal é um bom branco ou tinto, bem fresquinhos.

Açorda á Alentejana
Ingredientes:

1 Bom molho de coentros (Ou um molho de poejos, ou as duas coisas)
2 a 4 Dentes de Alho
1 Colher de sopa bem cheia de sal grosso
4 colheres de sopa de azeite
1,5 Litros de água a ferver
400 gr de pão caseiro (duro)
4 Ovos

Preparação:
Pisam-se num almofariz, juntamente com os dentes de alho e o sal, os coentros, a que antecipadamente se retirou o grelo, reduzindo-os a papa. Deita-se a mistura numa terrina ou tigela. Rega-se com azeite e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa. Introduz-se, então, o pão no caldo, que pode ser cortado em fatias ou em cubos, ou partindo á mão, conforme o gosto. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina.

Calducho
Ingredientes:

1 Cebola
Farinha
3 Alhos
Pão
Sal
Azeite
Água

Preparação:
Refogam-se os alhos, a cebola e o azeite. Quando estiver alourado junta-se-lhes o sal e a água. Depois de tudo pronto desfaz-se a farinha ao caldo. Assim que estiver cozido serve-se com fatias de pão.

Feijão com Couve
Ingredientes:

Feijão Catarino
Couve Lombarda
Azeite
Alho
Louro
Sal

Preparação:
Coze-se o feijão e miga-se a couve minuciosamente. Junta-se um pouco de azeite, alho, louro e sal. Este preparado pode ser servido como sopa ou então com pão caseiro cortado ás fatias.

Gaspacho á Alentejana
Ingredientes:

3 Dentes de Alho
1 Colher e meia de sopa de sal
3 Colheres de sopa de Azeite
4 Colheres de sopa de Vinagre
Meio pepino
2 Tomates Maduros
1 Pimento verde
200 gr de pão duro

Preparação:
Num almofariz, picam-se os dentes de alho com sal até se obter uma papa. Coloca-se esta papa no fundo de uma terrina e rega-se com o azeite, o vinagre e os oregãos. Reduz-se um tomate a puré e junta-se ao preparado anterior. Corta-se o pepino e o tomate que resta aos quadradinhos e o pimento em tiras finas. Introduzem-se na terrina e rega-se com litro e meio de água gelada. Na altura de servir junta-se pão cortado em cubos pequenos. Serve-se bem fresco, podendo ser servido com paio e presunto cortado aos bocadinhos.

Açorda de Bacalhau
Ingredientes:

2 Postas de Bacalhau
4 Ovos
1 Concha de Azeite
Pão Coentros
4 Dentes de Alho
Sal

Preparação:
Pisam-se os coentros, os dentes de alho e o sal, enquanto se coze o bacalhau e os ovos. Corta-se o pão em pequenas fatias e numa terrina dispõem-se os temperos já pisados e o azeite. Junta-se água a ferver, de modo a cozer o azeite e o pão. No final, serve-se juntamente com o bacalhau e os ovos.

Migas
Ingredientes

Carne de Porco da zona do Lombo
Costeletas
Toucinho
Pão Partido o mais possível

Preparação:
Frita-se a carne de porco, as costeletas e o toucinho. Aproveita-se a gordura onde foram cozinhadas as carnes e junta-se-lhes o pão, partido o mais possível. Depois deita-se um pouco de sal e deixa-se a mistura a cozer durante cerca de 15 minutos. Por fim, serve-se o preparado acompanhado das carnes fritas.