June 27, 2022

Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia da Granja é uma igreja do final do século XVI, onde se destaca a torre sineira, Torre do Relógio, com uma altura muito superior à da igreja, o povoado onde está inserida sofreu diversas incursões durante o período em que decorreu a Guerra da restauração, as quais teriam levado á perda dos tombos manuscritos da história aqui guardados, sendo os espanhóis os autores, decorria o séc. XVII.

A Igreja, apresenta-se com um portal adintelado, duas janelas e empena triangular. A esguia torre do relógio, é rematada por ornatos pinaculares de arranjo mais recente.

Durante o séc. XIX, foram realizadas obras, tendo o seu aspeto sofrido grandes alterações. Foi ainda durante este século que a mesma foi profanada e transformada em mercado público e celeiro a cargo da Junta de Freguesia.

Localização: Situa-se na Praça 25 de Abril, com a frente para o sul.

A Igreja da Misericórdia da Granja é uma igreja do final do século XVI, onde se destaca a torre sineira, Torre do Relógio, com uma altura muito superior à da igreja. No século XIX foi utilizada como celeiro e mercado público.

 

 

Voltar